Não sei bem o porquê, mas essa semana eu lembrei de farinha láctea, uma coisa que eu costumava comer muito durante a minha infância e que parei de comer depois de grande.
+ Quanto custa viajar para San Diego? Descubra aqui! +
E a comida tem o poder de te levar de volta para anos passados, para acontecimentos antigos, tudo isso a partir de um cheiro, um gosto ou ainda da lembrança do sabor.
Lembrei de quando era criança e fazia vitamina de farinha láctea, comia banana amassada com a tal da farinha e até, de vez em quando, enfiava uma colher do produto puro na boca. Deu saudade da farinha láctea da infância.
A lembrança do sabor estava registrada na minha mente e apesar de não comer farinha láctea há uns cinco anos, no mínimo, podia quase sentir o gosto na boca.
Mas às vezes nos iludimos. Algumas coisas que eram deliciosas na infância, deixam de ter a mesma graça quando crescemos. Ainda bem que não foi assim com a farinha láctea. Apesar de achá-la muito doce hoje, ela tinha exatamente o sabor que eu lembrava.
Mas como cresci, não consigo mais simplesmente comer o treco puro. Aí juntei isso com a vontade de comer um bolinho com café e fiz um Bolo de Farinha Láctea, cuja receita você confere aqui embaixo.
+ Quer mais uma receita de bolo? Que tal um de chocolate com beterraba? +
Bolo de Farinha Láctea
(Rende um bolo grande)
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1/2 xícara de chá de manteiga
- 1 xícara de chá de açúcar
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara de chá de farinha láctea
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pote de iogurte natural
- 1 xícara de chá de leite
Modo de Preparo:
Na mão mesmo, bata os ovos, a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa.
Em seguida, acrescente alternadamente a farinha de trigo, o leite, a farinha láctea e o iogurte, mexendo somente o suficiente para obter uma massa homogênea. Não use batedeira para não desenvolver demais o glúten da farinha e dar uma textura muito elástica ao seu bolo.
Por último misture o fermento em pó. Coloque a massa em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada, de cerca de 23 cm de diâmetro.
Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos, até ele ter a superfície dourada e ao espetar o centro do bolo com um palito, o mesmo sair limpo.
Retire do forno e espere esfriar para desenformar.
Se preferir, sirva com cobertura de chocolate ou um uma calda de iogurte e raspas de laranja. Este bolo também fica muito bom sem cobertura, perfeito para acompanhar um bom café.
Esse é daqueles bolinhos fáceis, para o meio da tarde, pra fazer sem grandes pretensões e nem preocupações.
Fica uma delícia e vai te lembrar da farinha láctea que você comia na infância.
+ Aprenda a fazer a sua própria pasta de amendoim em casa +
Essa receita foi inspirada na original do site da Nestlé, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.
Que receita você quer ver por aqui? Deixe seu pedido na caixa de comentários.
Quando fizer essa receita, tire umas fotos e marque a hashtag #MagaliViajante. Você pode aparecer no Instagram do Magali!
Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter,YouTube e até Snapchat. Segue lá!
O post Bolo de Farinha Láctea Para Matar a Saudade da Infância apareceu primeiro em Magali Viajante.