Quantcast
Channel: Magali Viajante
Viewing all articles
Browse latest Browse all 583

Vancouver Foodie Tours: Tour gastronômico por Gastown

$
0
0

Sempre me perguntam o que fazer em Vancouver em um dia chuvoso, afinal dias de chuva são a regra por aqui em boa parte do ano. Por Vancouver ser conhecida pela natureza e belezas naturais, dias chuvosos podem se tornar um desafio na agenda do viajante. É claro que a cidade tem museus, shoppings, restaurantes e atrações indoor interessantes, mas provavelmente a recomendação mais legal que eu tenho para dias assim é participar de um dos tours do Vancouver Foodie Tours.

A empresa organiza três tours gastronômicos diferentes na cidade, em que o viajante pode conhecer um pouco da diversidade cultural e gastronômica de Vancouver. Há algumas semanas participamos do Gastronomic Gastown Tour, um tour gastronômico pela região de Gastown, que é o bairro mais antigo de Vancouver e que também abriga ótimos restaurantes, cafés e lojas descoladas.

Além deste tour, o Vancouver Foodie Tours também oferece o tour por Downtown, que tem o foco em dim sums e frutos do mar, e o tour pela turística Granville Island, com comidinhas do mercado público da ilha e paradas em bons restaurantes.

Escolhemos o de Gastown por ser o que tem mais a ver com a gente. Restaurantes descolados, comida despretensiosa e variada. Todos os tours do Vancouver Foodie Tours podem ser harmonizados com vinhos ou outros coquetéis e bebidas, dependendo do restaurante visitado. Eu recomendo fortemente que você escolha as harmonizações junto com os tours, pois eles oferecem boas bebidas pelo caminho.

O tour, além de ser uma delícia por todas as comidas e bebidas provadas em diferentes restaurantes, é também uma aula de história e de cultura da cidade. O tour de Gastown começa em frente à estátua do Gassy Jack, um personagem famoso e controverso de Vancouver. Não darei spoiler, mas por lá, o guia conta um pouco de quem foi o Gassy Jack e porque ele foi importante para Gastown e para Vancouver.

Falando em guia, os tours são oferecidos em inglês, africâner, alemão, espanhol, francês, italiano ou chinês. Infelizmente eles ainda não oferecem tours em português, mas quem sabe em um futuro próximo, com a crescente demanda de brasileiros por aqui, eles não mudem este fato?
Fizemos o tour em inglês e tivemos a sorte de ter o Miguel como guia. Um cara super animado, que entende muito de comida, de Vancouver e de como lidar com pessoas. Sinceramente interessado em todo mundo, ele faz com que todos se sintam à vontade. Infelizmente o Miguel está deixando a equipe do Vancouver Foodie Tours em breve para morar na Inglaterra, mas já ouvi dizer que os outros guias são tão bons e animados como ele.

vancouver foodie tours
Miguel interagindo com o grupo, contando várias histórias divertidas

 

Depois da breve explicação sobre a origem de Gastown e do Gassy Jack, o tour segue para a primeira parada gastronômica. O tour é a pé, mas a chuva ou o tempo frio não são impeditivos para este passeio, já que as distâncias percorridas são pequenas.
A escolha dos lugares visitados em determinado dia pode mudar de acordo com disponibilidade dos parceiros, mas todos os restaurantes visitados são cuidadosamente escolhidos, então mesmo que a sua experiência seja um pouco diferente da minha, ainda assim será deliciosa.

A nossa primeira parada foi também a minha preferida. O nome do lugar é The Sardine Can, um bar espanhol de tapas. Ele tem esse nome por ser bem pequenininho, uma verdadeira lata de sardinhas. Um lugar pequeno, cheio de personalidade, perfeito para uma noite de conversas animadas com os amigos.

the sardine can
Por lá, provamos duas tapas harmonizadas com Jerez.
A primeira foi uma tortilla espanhola servida com molho apimentado de tomates e a segunda foi a melhor comida de toda a noite, algo que eu poderia comer todos os dias.

tortillas espanholas
Tortillas do The Sardine Can

 

Os gambas al ajillo, ou camarões com alho, são daqueles de lamber os dedos. Depois de comer os camarões, a melhor parte é passar o pão no molho cheio de alho que fica no prato. Das deusas.

gambas al ajillo
Camarões com alho do The Sardine Can: poderia comer todos os dias

 

Saindo de lá, o Miguel explica mais um pouco da história de Vancouver e da participação das linhas férreas na dinâmica e arquitetura da cidade. Coisas que mesmo morando aqui há algum tempo, eu ainda não sabia.

A próxima parada para comer é no Mezcal, um lugar que serve comida mexicana e tem uma seleção extensa de coquetéis com mezcal.

mezcal
Não consigo discordar dessa frase

 

Lá, cada comensal pode escolher um taco e uma bebida. No dia que fomos a seleção era de tacos veganos de feijão preto, carne assada ou peixe empanado e para beber, Água de Jamaica com tequila ou horchata de coco com rum.

agua de jamaica
Coquetéis do Mezcal

 

Escolhemos o taco de carne assada e o de peixe. Ambos estavam muito bons, mas não me apaixonei por eles. As bebidas também não empolgaram. O Mezcal não foi nosso lugar preferido do tour, mas vendo os outros itens que eles tinham no cardápio, deu vontade de voltar para provar outros coquetéis ou outra comidinha.

tacos
Tacos de carne assada e de peixe empanado do Mezcal

 

A próxima parada acontece no Tuc Craft Kitchen, um restaurante bacanudo com cara de primeiro encontro. Lá são servidos pratos com ingredientes sazonais e farm-to-table, algo como “da fazenda à mesa” para demonstrar que os produtos usados lá são locais, comprados de produtores da região.

tuc craft kitchen
Tuc Craft Kitchen: o restaurante “primeiro encontro” do tour

 

No Tuc, provamos três itens icônicos do restaurante: pork belly crackling, barriga de porco bem crocante com redução de vinho tinto e anis estrelado; tempura bacon scotch egg, praticamente um bolovo com bacon e parsnip fries,  fritas de um vegetal que não é muito comum no Brasil, a pastinaca.

scotch eggs
Apresento-lhes a versão canadense do bolovo e do torresmo

 

Os três estavam deliciosos. A barriga de porco me fez matar um pouco a saudade dos deliciosos torresmos do Brasil e a pastinaca frita, bem fininha e servida com um delicioso ketchup feito na casa, é uma daquelas coisas viciantes, que dá pra ficar beliscando a noite toda. Tudo acompanhado de ótimos vinhos. Excelente pedida!

parsnip fries
Fritas de pastinaca do Tuc: viciante

 

Antes de irmos ao nosso último destino, a última parada foi no Woodward Building, um prédio que abrigava, no passado, uma das maiores lojas de departamento de Vancouver e hoje ainda impressiona pela sua arquitetura. Lá aprendemos um pouco mais da história da cidade e de eventos importantes que aconteceram por lá, além de apreciar um bela árvore de Natal e uma feirinha de produtores artesanais.

woodward building
A bonita arquitetura do Woodward Building

 

Para acabar a comilança, nada como uma bela sobremesa. E foi isso que encontramos na Nicli Antica Pizzeria, uma pizzaria que faz parte da Associação da Vera Pizza Napolitana.

nicli antica pizzeria
Nicli Antica Pizzeria: além das pizzas, faz um excelente tiramisu

Um delicioso tiramisù, feito da maneira tradicional, sem invencionices. Uma bela sobremesa, uma taça de vinho para acompanhar, um último brinde com os outros participantes do tour, antes de dizer até logo. E é claro, uma pizzaria que faz pizzas apetitosas, que já colocamos na nossa lista de lugares para visitar.

tiramisu
A foto não faz jus à este belo tiramisu

 

Antes de acabar o tour, ainda deu tempo de aprender mais sobre o relógio a vapor de Gastown e vê-lo tocar suas seis badaladas, marcando assim, seis horas.

gastown
O tour acaba com esta linda vista de Gastown à noite

 

Um dia frio, chuvoso e cheio de novidades. Provamos comidas deliciosas, conhecemos novos bons restaurantes de Gastown, encontramos pessoas legais, aprendemos mais sobre Vancouver e saímos satisfeitos. Não é à toa que este tour foi escolhido como um dos 9 melhores tours gastronômicos do mundo pela Forbes.

Se você está vindo pra Vancouver pra comer, eu recomendo fazer este tour. A comida é boa, o passeio é agradável, o grupo é pequeno e não tem nada daqueles tours mega turísticos cheios de pegadinha. Um passeio legal, divertido mesmo para quem mora na cidade como eu.

Se você tiver tempo e dinheiro, dá pra fazer os três tours que o Vancouver Foodie Tours oferece – o de Gastown, Downtown e Granville Island. Mas se só puder fazer um, faça o de Gastown, toda a experiência e a comida são muito boas.

O tour de Gastown custa CAD 85. Veja todas as informações no site.

*A equipe do Magali Viajante participou do tour à convite do Vancouver Foodie Tours, porém toda a experiência relatada aqui é real e as minhas opiniões e impressões pessoais foram mantidas.

Leia mais posts do Magali Viajante sobre o Canadá:

+ Onde comer em Montreal? 8 lugares para uma verdadeira foodie trip
+ O primeiro dia – Histórias de viagem #1
+ Onde se hospedar em Montreal | Residence Inn by Marriott Downtown
+ Como ir do aeroporto de Vancouver até o centro da cidade
+ Como é viver no Canadá: primeiras impressões de Vancouver

+ Estamos no Canadá: novidades para 2018 no Magali Viajante

+ O que comprar no Canadá: 10 coisas para comprar no supermercado
+ Quanto custa viajar para Toronto?
+ Easy SIM 4U: como usar internet no exterior sem ir à falência
+ Passeando por The Beach Village em Toronto | Vídeo

Reserve o seu hotel em Vancouver por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!

O post Vancouver Foodie Tours: Tour gastronômico por Gastown apareceu primeiro em Magali Viajante.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 583