
Quando comecei a pesquisar sobre Portland e planejar a minha ida à cidade, uma das coisas que mais me chamou atenção foi a quantidade de cervejarias de lá, 53 só na cidade, 84 na região metropolitana. Logo fiquei com muita vontade de ir pra Portland, já que gosto demais de cerveja. Todo lugar dizia das cervejarias da cidade, todo mundo que eu perguntava me dava dicas dessa ou daquela cervejaria e até descobri que a cidade é carinhosamente chamada de Beervana pela qualidade e quantidade das cervejas ali produzidas.
Tenho que dizer, porém, que Vancouver, onde moro atualmente, tem uma cena cervejeira interessantíssima, com ótima produção e que nada fica devendo a cidades com mais fama.
Mas além de explorar Portland, que é uma cidade linda, conhecer as principais atrações da cidade e a gastronomia local, o que mais estava me empolgando para ir logo para lá era tomar muita cerveja mesmo.
Infelizmente, foram apenas dois dias e meio em Portland, o que eu sei que é pouco para explorar a cidade com mais profundidade e menos correria. Mesmo assim, deu para ficar com vontade de voltar pra Portland novamente muito, mas muito em breve.
Foram apenas cinco cervejarias nesses dois dias e meio – tínhamos outras coisas para dar conta também – e quatro que eu recomendo. Bora então pra minha listinha das quatro, em ordem de preferência:
1. Modern Times

Conheci a Modern Times em 2016, durante uma viagem para San Diego. Fiz um tour cervejeiro incrível com o Scavengers e tive a sorte de uma das cervejarias visitadas ser a Modern Times. Naquela época, eu nem tomava tanta cerveja assim, mas a Modern Times se tornou, rapidamente, a minha cervejaria preferida do mundo inteiro. Exatamente, do mundo inteiro.
A Modern Times é de San Diego e eu havia lido que recentemente eles tinham aberto uma filial em Los Angeles, mas quando descobri que havia uma Modern Times em Portland, quase pirei. A única obrigação que tínhamos em Portland era ir na Modern Times. Podia ficar no hotel vendo a chuva cair todos os dias, desde que eu fosse na Modern Times (mas é óbvio que eu saí e aproveitei muito a cidade).
+ Faça um tour pelas cervejarias de San Diego com o Scavengers +
Pra começar, o espaço que eles têm em Portland é lindo. Chamado de Belmont Fermentorium, o espaço é grande, com uma decoração bem diferente – com direito a uma pinhata do Randy Savage, famoso lutador de luta livre mais conhecido como Macho Man e a um balcão todo decorado com disquetes – pra alegria dos millennials 30+.
O menu é totalmente vegano, com opções de hambúrguer, burrito, chilaquiles e cheesecake feitos com ingredientes sem nenhum produto animal.
Mas o que importa realmente pra mim na Modern Times é a cerveja. O ambiente podia ser péssimo, a comida sofrida, mas a cerveja dos caras é sempre muito boa.
Além das tradicionais e das cervejas que eles têm em todas as localidades, em Portland a Modern Times produz cervejas exclusivas para a cidade. Provamos várias e eu gostei de absolutamente tudo que provei lá. Eu, particularmente, gosto muito de sour e stout (e a primeira sour que eu tomei na vida foi na Modern Times de San Diego, em 2016, que achei esquisita e gostosa) e tomei excelentes representantes dessas duas categorias.
A lista de cervejas muda sempre (dá pra conferir no site), mas se estiver disponível, não deixe de provar a New Atlantis BA Sour Saison with Blackcurrant, que é uma sour envelhecida em barris de vinho tinto. Uma das minhas sours favoritas. Aromática, leve, complexa e com um ‘funk’ interessante no final.

Se a sua paixão for por IPAs, a Green Futures Hazy IPA é uma boa pedida. Muito refrescante e com um amargor leve, é uma IPA que não é muito pancada. Daquelas IPAs que dá pra ir bebendo e bebendo e bebendo…
Das Berliners, gostamos muito da Sympathy Lamp e da Radium Dial, ambas fruited Berliners. Especialmente da última, com adição de maracujá e framboesa. De tomar no desjejum.
Falando de stouts, a Pharaoh Ascendente Imperial Dessert Stout é uma dessert stout deliciosa, mas a grande estrela da noite pra mim foi uma stout de pequena produção, feita somente naquele período (e eu espero que eles façam essa cerveja novamente): a Monsters Park: uma tequila BA Imperial com canela, cacau e piloncillo, um tipo de rapadura. Você não precisa de nenhuma sobremesa, a cerveja é rica, potente, cremosa e deliciosa. Bastante alcoólica, não é uma cerveja para tomar grandes quantidades. É pra apreciar e agradecer por cada gole de uma cerveja tão boa.
As tradicionais da Modern Times, como a Fortunate Island e a Fruitlands também são ótimas. Sei que no passado a Modern Times fez uma colaboração com a Dogma, lançando cervejas no Brasil, mas não sei se atualmente as latas da Modern Times chegam no Brasil.
Em Vancouver, dá pra tomar a Fruitlands no Craft Beer Market. É o que eu sempre peço quando vou lá.
A Modern Times fica em East Portland, região que tem várias coisas legais rolando, mas mesmo que você não esteja passando por lá, vale desviar o caminho pra tomar uma cerveja deles. Já teria valido a minha viagem inteira pra Portland.
2. Tin Bucket

O segundo lugar que eu recomendo para tomar uma boa cerveja não é uma cervejaria, pois eles não produzem a própria bebida, mas é um bar especializado em cerveja com muitos rótulos locais e também alguns de estados próximos, como Washington e Califórnia.
Além da ótima seleção de cervejas e da possibilidade de conhecer rótulos de diferentes produtores do Oregon e de outros estados americanos, o ambiente também é legal, bem simples e com staff que gosta de conversar sobre o tema. Me lembrou um pouco o EAP, em São Paulo, mas sem a pompa e o atendimento ruim.
O Tin Bucket também é legal porque fica em um bairro cheio de coisas diferentes e um pouco afastado do circuito turístico – Boise. Boise é também bem pertinho de Alberta, um bairro artsy que não deu tempo de visitarmos, mas que ficou na lista de pendências para a próxima visita a Portland. Além de tudo isso, o Tin Bucket ainda fica bem perto de um lugar excelente que comemos um ótimo churrasco defumado, O The People’s Pig, que fará parte de um post futuro falando sobre lugares para comer em Portland.
Por lá, tomei duas cervejas que gostei muito: a Urban Family Tropic Heart, uma sour com manga e maracujá feita em Seattle e a Wayfinder Hidden Hand, uma Dark Lager de Portland.
A seleção de cervejas por lá muda diariamente, mas se estiver em dúvida do que tomar, é só pedir uma recomendação para quem estiver trabalhando no bar. Nós fomos na recomendação deles e nos demos muito bem.
+ Assista a série ‘3 cervejas com’ o João, do canal Rock Your Beer +
3. Breakside

A terceira cervejaria que recomendamos foi, na verdade, uma recomendação do Adam, nosso querido amigo de San Diego. Aliás, quem quiser saber mais sobre cerveja, vale seguir o perfil dele no Instagram, porque ele sabe muito.
A Breakside tem três tasting rooms in Portland e nós fomos no de Slabtown. Gigante. Deve ficar lotado aos fins de semana. Eu, particularmente, não me identifiquei muito com o ambiente de lá, gosto de locais menores, mais tranquilos, mas se quiser ir na Breakside sem enfrentar fila, muita gente e muito barulho, é só ir de dia de semana. Fomos em uma segunda à tarde e estava mega tranquilo.
As cervejas, porém, são muito boas. Provamos a excelente The Oligarch – uma Imperial Stout envelhecida em barris de Bourbon. Tomamos mais algumas outras boas cervejas e parece que o trabalho é bastante consistente, com várias cervejas ótimas. Vale provar quando estiver em Portland.
+ Dicas de boas cervejas brasileiras +
4. Deschutes

A Deschutes figura em todos os guias tradicionais de cervejarias para provar em Portland. Fica no Pearl District, uma região com outras grandes cervejarias, como a Rogue – que não tivemos tempo de ir – e a 10 Barrel, que falarei a seguir, e sendo perto da área mais turística, é uma solução fácil para o viajante que não quer se deslocar muito pra beber uma cerveja.
Das quatro cervejarias desse post, foi a que menos gostei, mas ainda assim, tomei boas cervejas por lá.
Não gostei do ambiente que me pareceu bem comercialzão. Depois, fui até pesquisar se a Deschutes fazia parte de algum grupo ou grande corporação, mas não, ela é propriedade de uma família com longa tradição de produção de cerveja.
Pedimos um flight – uma degustação de seis cervejas da casa. Existem dois tipos diferentes de degustação: o Classic Beers, com as cervejas clássicas da casa e o Brewer’s Choices, com coisas mais diferentonas.
Fomos na segunda opção e tomamos uma Blushing Brut Rosé IPA, Pint Life Pale Ale, Handup IPA, Jólabókaflód, uma tradicional cerveja islandesa, Cat Scratch Cali Stout e a Light Brunch Sour.
As nossas preferidas foram a Sour – obviamente, eu sou apaixonada por sours – e essa era muito diferente de tudo o que eu já havia tomado. Parecida com um Bloody Mary, essa American Sour tinha adição de tomate, sal de aipo, raiz forte e notas de dill. Perfeita para um brunch, como o nome da cerveja mesmo diz.
A outra que gostamos muito foi a Stout, uma Milk Stout com adição de lactosee cacau, super rica, cremosa e boa para dar aquele conforto em dias chuvosos.
Vale uma menção honrosa para a comida da Deschutes também. Acostumada com as comidas geralmente gordurosas e sem criatividade dos pubs e cervejarias de Vancouver, parece que é normal em Portland as cervejarias servirem frites moules – o famoso prato francês de mexilhão com fritas.
O frites moules da Deschutes estava ótimo, servido com um aioli delicioso e uma porção bem generosa. Só o serviço, meio blasé, deixou a desejar, mas ainda assim recomendamos a Deschutes em Portland.

O que não recomendamos: 10 Barrel
A primeira cervejaria que fomos em Portland foi a 10 Barrel. Eu confesso que estava bem animada para ir lá porque a brewmaster é uma mulher e eu sei que mulheres ainda são minoria nesse segmento (e em tantos outros, infelizmente).
Fui, postei no Stories e logo o Adam, que já citei tantas vezes antes nesse post, veio falar comigo porque a 10 Barrel foi vendida em 2015 para a AB Inbev, uma corporação gigante que está comprando várias cervejarias pequenas e tornando a vida de cervejeiros artesanais muito mais difícil.
Fomos na 10 Barrel no meio da semana e várias das cervejas que a gente queria não estavam disponíveis. Não vou negar, tomei algumas cervejas que gostei por lá. Nada como as cervejas da Modern Times, mas na degustação de 10 cervejas tinham algumas coisas boas, sim.
Fiquei com essa ressalva do Adam na cabeça e fui pesquisar mais sobre a venda da 10 Barrel depois que voltei pra casa. Descobri que o negócio está envolto em polêmicas e em situações não muito claras para o mercado e que muitos cervejeiros artesanais acharam a transação extremamente prejudicial para o segmento como um todo – especialmente porque a 10 Barrel era uma cervejaria respeitada e querida em Portland.
Eu não sou especialista em cerveja, tampouco entendo como funciona o mercado, mas confio no julgamento de pessoas como o Adam que entendem muito mais que eu. Li o artigo que o CEO e fundador da Modern Times escreveu em resposta a diversas matérias que foram publicadas favoráveis a esse tipo de transação e achei extremamente esclarecedor. Recomendo a leitura, em inglês.
Depois disso, decidi não recomendar a 10 Barrel. Sim, eles têm uma cervejeira mulher e isso é ótimo, mas eu não endosso o que grandes corporações têm feito com o mercado de cerveja artesanal.
Se você gosta de cerveja artesanal, vale ler um pouco mais sobre isso. E dar uma pesquisada bem rápida no Google pra descobrir se aquela cervejaria que você vai recomendar é artesanal ou se faz parte de um processo industrial gigante, com uma mega empresa por trás. Eu entendo a minha responsabilidade quando escrevo sobre qualquer assunto e prefiro dar o meu espaço e o meu dinheiro a tantas outras cervejarias legais de Portland. Como essas quatro que eu indiquei acima. E como tantas outras – as quase 50 que eu não tive tempo de visitar. Mas Portland e suas cervejas que me aguardem – vai ter volta.
*A equipe do Magali Viajante visitou Portland em parceria com Travel Portland. Toda a experiência relatada é real e as minhas opiniões e impressões pessoais foram mantidas.
Leia mais posts do Magali Viajante sobre os Estados Unidos:
+ Taste Washington: Conheça um dos maiores eventos gastronômicos dos EUA
+ O que comprar no supermercado nos Estados Unidos?
+ Como dirigir nos Estados Unidos?
+ Um dia em Nova York: o que fazer em uma conexão longa na cidade
+ Balboa Park: conheça um dos parques mais legais de San Diego | Vídeo
+ Onde comer em Orange County, na Califórnia: TLT Food
+ Cabrillo National Monument: um dos lugares mais lindos de San Diego | Vídeo
+ Quanto custa viajar para San Diego?
+ Quanto custa viajar para Palm Springs?
+ O que fazer em La Jolla, na Califórnia | Vídeo
Reserve o seu hotel em Portland por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!
Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE5 você ganha 5% de desconto na sua reserva.
Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.
Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter, YouTube, BlogLovin e Pinterest. Segue lá!
O post 4 Cervejarias Para Conhecer em Portland apareceu primeiro em Magali Viajante.