
Recentemente, eu descobri uma combinação de ingredientes muito inusitada e deliciosa. Kale e coco. Desde então eu já fiz diversas receitas usando esses dois ingredientes: soba com kale e coco, arroz com kale e coco, e recentemente, uma Salada de Kale, Coco e Grapefruit.
+ Já conhece Pemberton? Coloque aí na sua lista de viagem para quando a quarentena acabar +
Pra quem não conhece, o kale é um tipo de couve que pode ser encontrada em algumas feiras livres ou mercados de produtos orgânicos no Brasil.
Aqui na América do Norte, ela é uma verdura muito comum, encontrada em qualquer mercado e muitas vezes substituiu a couve para nós brasileiros.
A kale ganhou fama no mundo por supostamente ser um super alimento, que são alimentos que ajudam a combater doenças e a fortalecer o organismo.
Ainda há muita controvérsia sobre o benefício real dos super alimentos – enquanto alguns estudos dizem que as propriedades curativas são reais, outros afirmam que tudo não se passa de uma jogada de marketing da indústria de bem-estar.
Sendo um super alimento ou não, a verdade é que a kale é deliciosa e versátil – pode ser consumida crua ou cozida, em sucos, saladas, sopas, refogados… e é uma folha verde-escura, que comprovadamente é rica em nutrientes e antioxidantes, que só fazem bem.
Aqui no Canadá, a kale ainda é barata e encontrada o ano inteiro. É a minha escolha de verdura coringa para diversas preparações. Além de tudo, ela não é tão delicada e dura bastante tempo na geladeira.

Essa Salada de Kale, Coco e Grapefruit é fácil e rápida de fazer e pode servir de acompanhamento ou de prato principal. Eu acho ela uma salada tão linda, rica e cheia de sabores, que gosto de dar todo o destaque da refeição para ela.
Essa salada é o prato perfeito para quando você quer um jantar leve, mas que traga conforto e não te deixe com fome depois de algumas horas.
+ Aprenda aqui a fazer um delicioso Poke Havaiano +
E se você não tiver kale, faz com couve. Se não tiver grapefruit, usa uma laranja mais azedinha e suculenta. Experimente à vontade com as substituições e eu garanto que essa salada vai entrar para o rol de saladas preferidas. Aqui em casa ela sempre está no topo das paradas.
Salada de Kale, Coco e Grapefruit
(Para duas pessoas, como prato principal)

Ingredientes:
- 1 maço de kale
- ¼ de xícara de azeite de oliva
- Suco de ½ limão siciliano
- 1 ½ colher (sopa) de shoyu
- 1 ½ colher (sopa) de tahine
- 1 colher (chá) de mel (ou maple, se você quiser fazer essa salada vegana)
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado
- 1 colher (chá) de gengibre ralada
- 1 dente de alho pequeno, ralado
- ½ cebola pequena, cortada em fatias fininhas
- ½ pimenta fresca, em fatias finas (eu usei Habanero, você pode usar dedo de moça, malagueta, o que preferir)
- ½ xícara de coco ralado grosso (o fresco é sempre melhor, mas pode usar o de pacote também)
- 1 grapefruit médio
- ¼ xícara de folhas de coentro ou hortelã
- ½ xícara de nozes tostadas (ou outra castanha que preferir)
- Sal
Modo de Preparo:
Lave bem o kale e separe os talos das folhas. Para essa receita, vamos usar somente as folhas, mas não precisa jogar os talos fora, eles ficam uma delícia em sopas ou refogados.
Separe ⅓ das folhas de kale e coloque em uma assadeira rasa forrada com papel manteiga. Deixe as folhas em uma camada só, não empilhe uma folha em cima da outra. Regue com ½ colher de azeite e tempere com sal. Misture bem as folhas com o tempero. Leve ao forno pré-aquecido a 190°C por 10 minutos, ou até as pontas das folhas começarem a ficar secas e marrons. Retire do forno e reserve.
Em seguida, prepare o molho: misture o suco de limão, shoyu, tahine, mel, óleo de gergelim, gengibre, alho e o restante do azeite em um bowl grande.
Adicione a cebola e a pimenta e misture bem ao molho. Deixe o molho descansar por uns cinco minutos.
Em uma frigideira pequena, toste o coco ralado em fogo médio, por uns três minutos, mexendo sempre, até ele começar a dourar.
Quando o coco começar a pegar uma cor bonita, retire do fogo imediatamente e transfira para um outro pote. Se você deixar o coco na panela, ele vai continuar dourando e pode queimar.
Corte a grapefruit em fatias grossas, tirando a parte branca, que é mais amarga. Reserve.
Rasgue o restante das folhas de kale com a mão em pedaços pequenos. Adicione ao bowl com o molho e coloque um pouquinho de sal sobre as folhas de kale e massageie-as para que fiquem um pouco mais macias.
Adicione aí o coco, as folhas de coentro, os chips de kale e misture gentilmente para que tudo seja coberto com o molho.
Sirva em um prato bonito com a grapefruit e as nozes por cima.
+ Adora avocado? Que tal um Avocado Cornbread? +
O molho dessa salada é especialmente delicioso. Aqui em casa, sempre que sobra um pouquinho de molho no fundo do prato, a gente faz questão de passar um pão para não desperdiçar nada do molho. Recomendo!
Me conta o que você achou dessa receita?
Vou adorar saber qual foi o seu toque especial e como serviu essa salada.
Essa receita foi inspirada na original da Bon Appétit, porém fiz minhas alterações e testei-a antes de postá-la aqui.
Veja mais receitas da Magali Viajante:
+ Receita de Cinnamon Roll de fermentação natural
+ Salada de Grão de Bico e Iogurte
+ Como fazer galette
+ A couve de Bruxelas mais deliciosa do mundo
+ Bolo de chocolate de fermentação natural
+ Receita de Grissini de fermentação natural
+ Frango crocante com especiarias e cuscuz marroquino
+ Receita de mexilhões com molho tailandês de coco
+ Receita de Gnudi assado com molho de vodka
+ Torta de batata doce e bacon: receita comfort food
Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o Facebook, Instagram,Twitter e YouTube. Segue lá!
O post Salada de Kale, Coco e Grapefruit apareceu primeiro em Magali Viajante.