Para completar o post apaixonado que fiz sobre Lyon ontem, precisava falar da gastronomia incrível daquela cidade.
Conhecida como o berço e capital gastronômica da França, Lyon conta com mais ou menos 2 mil restaurantes, e sério, tem muito restaurante bom.
A maioria (e os mais baratos) são os bouchons, restaurantes simples, que servem a tradicional comida lyonesa. Fuja de andouilletes se você não é fã de tripas, mas com certeza vai achar muita coisa por lá.
Essa lista traz 5 restaurantes que eu gosto muito, e que acho que valem a pena uma visita quando em Lyon. À lista…
1) Saisons
Apesar de não ficar exatamente em Lyon, e sim em uma pequena e charmosa cidade de menos de 20 mil habitantes, Écully (que eu tive o prazer de morar), o Saisons é tão pertinho de Lyon (cerca de 10km, uns 20 minutos de ônibus), que vale a pena a visita!
Sem dúvida, o meu restaurante preferido de Lyon e desta lista, por tantos motivos, que fica até difícil explicar.
- O restaurante fica dentro do Institut Paul Bocuse, escola de gastronomia mais respeitada da França e quiçá, do mundo. O restaurante é tocado pelo chef Alain Le Cossec, que foi MOF (um prêmio francês de melhor profissional da França no seu ramo de atuação) em 1991, um sous chef formado pela escola e pelos alunos – aspirantes a chef – que tem a passagem pelo restaurante como uma de suas disciplinas mais rigorosas, mais difíceis e mais importantes do currículo.
A exigência é grande, e isso se reflete nos pratos – maravilhosos, bem pensados e executados.
- O Institut, e logo o restaurante, ficam dentro de um imponente castelo e o restaurante tem uma privilegiada vista para o Parc d’Écully, uma vista quase idílica do maior parque da pequena cidade.
- O restaurante tem capacidade para apenas 40 pessoas, mas conta com uma equipe de serviço, liderada por Bernard Ricolleau, um experiente maître, de umas 8 a 10 pessoas. Ou seja, serviço super exclusivo. Quase que um garçom por mesa.
- Com apenas dois menus disponíveis, o Saveurs e o Chateau, o restaurante apresenta grandes pratos da cozinha francesa a um preço justo. É a sua chance de provar uma grande cozinha (que poderia ser estrelada se não fosse pedagógica) por um preço que não vai esfolar o seu bolso.
No Chateau, com amuse-bouche, entrada, prato, queijos e sobremesa, paga-se 36 euros.
Já no Saveurs, com amuse-bouche, dois pratos (incluindo lagosta) , queijos e sobremesa, paga-se 42 euros. Se o mesmo menu for com três pratos, o preço sobe para 50 euros.
- A comida é muito boa! É um restaurante pequeno, não conhecido pelos turistas e frequentado principalmente por locais apreciadores de uma boa comida.
Uma dica para os homens: é o lugar perfeito para pedidos de casamento!
Também perfeito para celebrações em geral!
O meu preferido de Lyon!
Saisons ( http://www.institutpaulbocuse.com/fr/management-hotellerie-et-restauration/espaces-d-enseignement/saisons-restaurant-d-application-ecully-4180.kjsp)
Neste site dá para baixar os menus e ver quais são os pratos da semana!
Château du Vivier – 1A Chemin de Calabert – Écully – +33 (0)4 72 18 02 20
Aberto apenas de segunda à sexta, para almoço e jantar. Quarta feira serve só almoço. O almoço é servido entre 12h e 12h30 e o jantar entre 20h e 20h30. Nem pense em chegar mais tarde. Seria um desrespeito para os franceses!
2) La Brunoise
O restaurante do chef Luc Vinot, oferece um ambiente muito agradável e refinado e cozinha francesa moderna.
Tente provar, se estiver disponível no dia, qualquer carne ou peixe defumado do menu. O chef mantém uma defumadora no próprio restaurante e ele mesmo defuma suas proteínas. Um sucesso!
É um excelente restaurante se você está buscando algo mais moderno (e talvez um pouco mais leve) do que a tradicional cozinha francesa.
La Brunoise (http://labrunoise.fr/)
4 rue Alexandre Boutin – + 33 04 78 52 07 77
Menus completos, com entrada, prato, queijos e sobremesa, variam entre 26 e 35 euros.
3) Le Layon
Imagine que hoje é o seu primeiro dia em Lyon e você está querendo provar a comida tradicional, em um restaurante típico, de fácil acesso? O Le Layon é o lugar!
Localizado pertinho da Place Bellecour, na Rue Merciere, uma rua cheia de restaurantes (alguns bons, outros muito turísticos) o Le Layon é frequentado sobretudo por franceses e oferece uma excelente comida típica.
Lá você vai comer escargot, pato, fígado de galinha, salsichão lionês… a típica cozinha da região.
Mas em um ambiente beeem bouchon, escuro, com muita madeira, com comida de primeira.
Neste restaurante, foi onde comi o melhor pombo da minha vida!
Ah! E não se esqueça de pedir vinho local também, o restaurante conta com uma ótima carta com preços acessíveis.
É a melhor maneira de se sentir genuinamente em Lyon!
Le Layon (http://www.lelayon.fr/)
52 rue Mercière – (+ 33) 04.78.42.94.08
Menus completos, com entrada, prato, queijo e sobremesa, variam entre 24 e 30 euros.
4) Brasseries Paul Bocuse
Se você não tem dinheiro, ou mesmo vontade, de ir até o restaurante do Paul Bocuse, três estrelas Michelin desde 1965, você pode conhecer uma abordagem mais moderna, descontraída e acessível da cozinha do grande chef em suas brasseries em Lyon.
(Em tempo, não coloquei o restaurante Paul Bocuse nesta lista porque não tive oportunidade de ir. E se não fui, não indico!)
Lyon tem quatro brasseries do Bocuse, Le Nord, Le Sud, L’Ouest e L’Est. Cada uma em uma região da cidade, e é claro, cada uma trazendo cozinha de uma região da França (norte, sul, leste e oeste).
Le Nord, traz a cozinha tradicional da França; Le Sud, a cozinha mediterrânea; L’Est, a cozinha das viagens e L’Ouest, a cozinha das ilhas francesas.
Foi uma forma muito inteligente de Bocuse se modernizar e democratizar o acesso à sua cozinha.
Comida muito boa, preços acessíveis e com o selo de Bocuse.
Uma excelente opção durante a sua estadia em Lyon. Porém, não espere encontrar grandes diferenças entre uma brasserie e outra. Alguns pratos se repetem e a linha gastronômica seguida é a mesma.
Eu passei uma ceia de Natal no Le Sud e foi extremamente agradável! Era um cardápio especial e saí muito satisfeita. Sem dúvida, uma grande noite!
Brasseries de Bocuse (http://www.nordsudbrasseries.com/)
Os menus variam entre 22 e 27 euros.
Além dos restaurantes, tem dois lugares que eu indico para coisas específicas, comidinhas rápidas, que eu adoro:
- Se quiser comer uma salada, vá ao Le Petit Glouton : os lyoneses não são muito da salada, mas se você estiver realmente precisando de uma, este lugar tem uma das minhas saladas preferidas: a Salade Lyonnaise: alface, tomate, bacon, crouton e um ovo poché com gema mole. Esse lugar, logo na entrada de Vieux Lyon, parece um pega-turista, mas a Salade Lyonnaise deles é a melhor que já provei.
Não se incomode com o atendimento rude dos garçons, vá lá, sente do lado de fora, aprecie o movimento dos franceses, coma a sua salada e seja feliz!
Le Petit Glouton
56 rue Saint-Jean – +33 4 78 37 30 10
- Se quiser um doce, você vai achar em Vieux Lyon: Lyon é muito forte em confeitaria e você vai encontrar diversas lojas de torrone (lá chamado de nougat) e de macaron. Uma delícia, mesmo!
- Se quiser mel de todos os tipos, inclusive para presentear, vá ao Secrets d’Apiculteur: a loja mais linda de mel que já vi no mundo – fica em Vieux Lyon. Lá tem mel de todos os tipos, em embalagens lindíssimas. Um presente original e perfeito! Duvido que alguém vai ter igual aqui no Brasil!
Secrets d’Apiculteur (http://www.secretsdapiculteur.com/fr/)
54 rue Saint Jean – Vieux Lyon – (+33) 04 78 59 91 24
Ficaram encantados? Eu também, e depois deste post, já estou com saudades e procurando uma passagem para voltar para Lyon já!
Arquivado em:França, Viagens Tagged: França, L'Est, L'Ouest, La Brunoise, Le Layon, Le Nord, Le Sud, Lyon, Paul Bocuse, restaurantes, Saisons
