Quantcast
Channel: Magali Viajante
Viewing all articles
Browse latest Browse all 583

Como ir do aeroporto de Vancouver até o centro da cidade?

$
0
0

Uma das primeiras dúvidas que eu tenho quando viajo para um lugar novo é como ir do aeroporto até o centro da cidade. Nem sempre o aeroporto fica perto e pra quem viaja com pouco dinheiro, esse trajeto pode tomar uma boa parte do seu orçamento.

Em Vancouver, é um pouquinho diferente. O aeroporto de Vancouver não fica tão longe assim do centro e a estrutura para ir de transporte público do aeroporto até o centro da cidade – ou quase qualquer outro lugar da região metropolitana de Vancouver – é uma das mais fáceis e eficientes que eu já vi.

Existem diversas opções para sair do aeroporto e ir até o centro e escolher uma depende de quanto você quer gastar, quantas malas está carregando e do seu estilo de viagem. A seguir:

  • Táxi: é muito fácil pegar um táxi no aeroporto de Vancouver. Saindo da área de desembarque já é possível ver uma fila de táxis disponíveis. Um táxi até a estação Waterfront, por exemplo, bem no centro de Vancouver, custará em média CAD 45. É fácil, é conveniente, é seguro e te deixará na porta do seu destino.
  • Aluguel de carro: Se a sua passagem por Vancouver incluirá viagens para lugares mais distantes, como Whistler, alugar um carro pode ser uma boa. Há diversas empresas de aluguel de carro dentro do aeroporto e de lá, você já vai diretamente para o seu destino final. Mas se você vai ficar só em Vancouver mesmo e gosta de explorar, eu não recomendaria um carro alugado. Dá pra fazer Vancouver inteirinha em uma combinação fácil de Skytrain (o metrô daqui) + ônibus.
  • Uber: infelizmente não é uma opção por aqui. Não tem Uber, Cabify, Lyft, nem nada parecido em Vancouver. Pelo menos por enquanto.
  •  Car share: Para compensar a falta de Uber e afins, uma coisa muito legal que tem aqui é car share, ou compartilhamento de carros. São inúmeras empresas que fazem isso atualmente, como Modo, Car2Go e ZipCar. A que eu uso e gosto muito é a Evo. É uma opção mais barata para fazer trajetos curtos. O turista brasileiro pode dirigir com a carteira brasileira por 6 meses aqui em British Columbia. Porém, apesar da facilidade de usar o Evo, você precisa se programar com antecedência antes da viagem. Para conseguir se registrar no Evo, você precisa enviar a sua carteira de motorista + uma certidão do Detran com seu histórico de multas. Eles pedem que isso seja traduzido, mas há casos de pessoas que são aprovadas mandando tudo em português mesmo. Confira no site deles as regras.
    Os carros da Evo ficam parados em um estacionamento pertinho do aeroporto e eles fornecem um ônibus gratuito para levar os passageiros do aeroporto para o estacionamento e vice-versa.
  • Shuttles de hotéis: alguns hotéis oferecem transporte gratuito do aeroporto até o hotel. Verifique com o seu hotel se esse serviço está disponível.
  • Carro ou van compartilhados: você pode contratar uma empresa para te buscar no aeroporto. A empresa licenciada para operar no aeroporto de Vancouver chama Aerocar e não requer reserva prévia. Tem a facilidade do conforto e praticidade, mas custa mais caro. Verifique no site os valores.
  • Transporte público: se você estiver viajando com poucas malas, uma das melhores opções é pegar o transporte público, que sai literalmente de dentro do aeroporto e te leva até o centro, direto, sem nenhuma baldeação. Vou explicar melhor como funciona.
vancouver airport
São várias opções de transporte para sair do aeroporto de Vancouver. É só seguir as placas de sinalização para se achar.

 

Quando eu cheguei em Vancouver, não optei por essa opção, pois como tínhamos muitas malas por ser uma mudança de país, tivemos que pegar um táxi mesmo. Mas hoje em dia, quando eu tenho que levar alguém no aeroporto, só existem duas opções pra mim: pegar um Evo se a pessoa estiver com muitas malas, ou usar o Skytrain.

O Skytrain é como um metrô de superfície, com o benefício da linda paisagem das montanhas no caminho (se você der sorte de pegar um dia aberto em Vancouver, coisa rara fora do verão).

aeroporto de vancouver
Por do sol lindo visto do Skytrain, voltando do aeroporto.

 

Ele sai de dentro do aeroporto, é só seguir as placas “Trains to the city” e você vai chegar nele.

aeroporto de vancouver
É só seguir as placas!

 

O Skytrain funciona por zonas e você paga de acordo com o número de zonas que for passar. Para ir do aeroporto até o centro de Vancouver, você pagará por duas zonas, que custa atualmente CAD 4,20. Aí tem uma pegadinha: quem não tem o cartão mensal do transporte, chamado Compass Card, precisa pagar uma taxa extra de CAD 5 para pegar o Skytrain que sai do aeroporto. Ou seja, a sua viagem sairá então CAD 9,20. Ainda muito mais barato do que todas as opções acima.
Se você for usar mais de uma vez, vale a pena fazer o DayPass, que custa CAD 15 (já com a taxa de 5 dólares inclusa) e te dá direito a andar à vontade durante um dia por todas as três zonas.
Se quiser mais praticidade e não quiser comprar o bilhete na máquina, agora é possível pagar diretamente na entrada do Skytrain com cartão de crédito, porém o mesmo deve estar habilitado para ser usado apenas encostando na máquina, sem precisar digitar senha, coisa que é bem comum aqui no Canadá.

skytrain vancouver
Você pode comprar o seu bilhete nessas máquinas e pagar com dinheiro ou cartão

 

Dependendo de quantos dias você passará em Vancouver e do quanto você está pensando em rodar a cidade, talvez valha a pena fazer o Compass Card. Você paga um valor mensal de acordo com o número de zonas que quer usar e pode usar à vontade. Eu, que moro fora de Vancouver, tenho um cartão de duas zonas e pago CAD 128 por mês. Quem tem cartão mensal não paga a taxa de CAD 5 para ir e voltar do aeroporto, mas aí você precisa fazer as contas e ver o que vale mais a pena. Confira todos os valores do transporte público de Vancouver aqui. 

Agora que já falamos de preço, vamos falar sobre como funciona o Skytrain que sai do aeroporto. Funciona muito bem, pra começar.

compass card canada
É só encostar o Compass Card, bilhete ou cartão de crédito para liberar a entrada. Tipo um Bilhete Único.

 

Vancouver tem três linhas de Skytrain: Expo, Millennium e Canada. Essa última, a Canada Line, é a que conecta o aeroporto com estações bem centrais, como Yaletown, Vancouver City Centre e Waterfront. Mas se você precisar pegar qualquer outra linha, também é muito fácil. Em Waterfront há baldeação para a Expo Line, e da Expo Line, há a baldeação para a Millennium.

Do aeroporto até Waterfront são 25 minutos. Se você precisar ir para outra cidade na região metropolitana de Vancouver, como Burnaby, Richmond, Surrey, Coquitlam ou Port Moody, também dá para ir de Skytrain. Se quiser vir me visitar em New Westminster, por exemplo, você vai gastar uma hora e a passagem de duas zonas.

Uma das vantagens de usar o Skytrain é que você não pega trânsito e como ele passa com bastante frequência, dá pra prever melhor o tempo do seu deslocamento. E se for a sua primeira vez na cidade, já dá pra ir sentindo qual é a vibe do dia-a-dia de Vancouver.

O primeiro Skytrain sai de YVR, a estação do aeroporto, às 5h07 da manhã e o último, a 0h56. Se você chega entre esses horários, pode ser uma opção.

Na minha opinião, o Skytrain é a melhor opção se você tem pouca bagagem, se vira bem, não quer gastar tanto e não se importa em pegar transporte público.
Se você tiver com família, criança, muita mala, o táxi pode ser melhor. E se você quiser companhia, me liga, que eu te ajudo a sair do aeroporto. Mas vai por mim, é muito simples. Uma das boas coisas de se morar em Vancouver.

Leia mais posts do Magali Viajante sobre o Canadá:

+ Como é viver no Canadá: primeiras impressões de Vancouver
+ Estamos no Canadá: novidades para 2018 no Magali Viajante

+ O que comprar no Canadá: 10 coisas para comprar no supermercado
+ Quanto custa viajar para Toronto?
+ Easy SIM 4U: como usar internet no exterior sem ir à falência
+ Passeando por The Beach Village em Toronto | Vídeo
+ Como usar o day pass no transporte público de Toronto
+ Onde comer poutine em Toronto
+ Toronto: como ir do aeroporto Pearson até o centro da cidade?
+ Chinatown, Kensington Market e Cocktail Emporium: um dia em Toronto | Vídeo

Reserve o seu hotel em Vancouver por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!

O post Como ir do aeroporto de Vancouver até o centro da cidade? apareceu primeiro em Magali Viajante.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 583