Quantcast
Channel: Magali Viajante
Viewing all articles
Browse latest Browse all 583

Como usar o transporte público em Montreal

$
0
0

Uma das dicas para economizar durante uma viagem é usar trasporte público para os deslocamentos. É claro que existem lugares onde isso não é possível ou simples, mas no Canadá, em geral é bem fácil e conveniente usar ônibus e metrô. Em Montreal não é diferente. O transporte público local funciona muito bem e pode te ajudar a economizar uns trocados no seu orçamento de viagem.

peel station montreal
Estação Peel

 

Quando possível, eu sempre prefiro usar transporte público durante viagens e não é só pela economia de dinheiro. Existem várias vantagens: você não precisa se preocupar em estacionar, não fica preso no trânsito, não precisa aprender a dirigir em condições adversas, faz o que os locais estão fazendo, vê gente, conhece lugares novos e ainda faz bem ao planeta.

+ Como usar o transporte público em Toronto +

Mas se você está preocupado em não entender o sistema de Montreal, em não saber como comprar o bilhete ou como usar o metrô de lá, eu já adianto que é bem fácil. É só seguir as informações deste post que você vai achar bem facinho se locomover de transporte público em Montreal.

Montreal conta com uma boa rede de metrô + ônibus que juntos te levam para quase qualquer ponto da cidade. São quatro linhas de metrô e uma ampla rede de ônibus que facilitam a locomoção pela cidade.

estação de metrô em Montreal
Estação de metrô em Montreal

 

Para planejar os meus trajetos, eu sempre uso o Google Maps. E para ver o tempo que o ônibus ou metrô vai demorar, eu uso o app Transit. Ele funciona em todo o Canadá e em mais de dez países, como Estados Unidos, França, Reino Unido e Austrália. Ele é super fácil de usar e mostra em quanto tempo o ônibus ou metrô vão passar. É ótimo para se programar e não ter que ficar esperando no frio.
Falando em frio, essa é uma ressalva ao transporte público de Montreal. Muitos pontos de ônibus lá não tem cobertura e nem proteção contra o frio. Muitos pontos são daqueles bem simples, só com o poste dizendo que o ônibus para lá. Como o frio de Montreal é inclemente, usar um app para planejar o tempo de deslocamento é essencial.

Mas e como faz para comprar o bilhete de ônibus?

Existem diversos tipos de bilhetes de transporte público em Montreal, desde bilhetes mensais, semanais, de estudante, de idosos e por aí vai.
O mais comum para viajantes, entretanto, é o bilhete L’Occasionnelle. Você pode comprá-lo nas máquinas que ficam nas estações de metrô e ele é válido tanto para o metrô quanto para o ônibus. As máquinas possuem menus em inglês e francês e aceitam dinheiro, cartão de crédito e débito.

l'occasionnelle
L’Occasionnelle

 

Uma vez na máquina, selecione a língua que deseja (inglês ou francês) e a partir daí, escolha o seu bilhete.

Montreal transit
Máquina para comprar bilhete de metrô em Montreal

 

Você pode escolher diversos tipos de bilhetes, todos válidos por 120 minutos depois do primeiro uso e feitos para uso individual, ou seja, não podem ser compartilhados:

  • Uma viagem: CAD 3,25
  • Duas viagens: CAD 6
  • Dez viagens: CAD 28
  • Unlimited evening: CAD 5,25 – para viagens ilimitadas entre às 18h e às 5h do dia seguinte
  • Unlimited weekend: CAD 13,75 – viagens ilimitadas entre às 16h de sexta e 5h de segunda
  • Um dia: CAD 10 – para viagens ilimitadas durante 24 horas consecutivas, a partir do primeiro uso
  • Três dias: CAD 19 – para viagens ilimitadas durante três dias consecutivos, a partir do primeiro uso
  • Passe semanal: CAD 26,25 – para viagens ilimitadas de segunda até domingo às 23h59

Tem também os passes mensais, mas esses fazem menos sentido para os viajantes.

A boa notícia é que todos esses passes servem para pegar o ônibus que liga a cidade ao aeroporto e vice-versa. A melhor coisa, na minha opinião, é fazer as contas de qual é o passe que vale mais a pena e já comprá-lo na máquina do aeroporto. Assim, você já pega o ônibus para ir até a cidade e continua usando o mesmo passe.

+ Como ir do aeroporto de Montreal até o centro da cidade +

No meu caso, comprei o passe de três dias, pois o de final de semana não valia a pena já que eu pretendia explorar a cidade na segunda até o final da tarde, quando tinha que ir para o aeroporto.
Novamente, os passes são individuais e não podem ser compartilhados. Ou seja, você precisa comprar um bilhete para cada pessoa que estiver viajando.

No metrô, você tem que comprar o bilhete na máquina, mas caso vá pegar um ônibus e não tenha o bilhete, você pode pagar em dinheiro, mas precisa ter o dinheiro certinho de uma passagem (a única disponível nos ônibus), pois eles não devolvem troco.

Uma vez com o L’Occasionnelle em mãos, é só ir explorar a cidade. Com a ajuda do Google Maps e do app Transit, dá para passear tranquilamente sem precisar pedir informação.

O metrô de Montreal é moderno, limpo e passa com certa frequência, apesar de eu ter achado um pouquinho demorado, comparando com o de Vancouver. Na linha verde, uma linha bem central, eu cheguei a esperar por cerca de cinco minutos durante a semana e oito minutos em um final de semana. O metrô tem bastante movimento e nem sempre está vazio.

como usar o transporte público em Montreal
Metrô em Montreal

 

Os ônibus também podem ser um pouco demorados, dependendo da linha. Chegamos a esperar 20 minutos por um ônibus em um ponto sem nenhuma proteção – e estava -10°C. A dica é tentar esperar em locais cobertos e ir para o ponto somente quando necessário. Dentro do ônibus, é anunciado qual o próximo ponto, então é só ficar de olho no nome da parada para descer no lugar certo.

Fora uma pequena demora (e posso estar mal acostumada com o transporte de Vancouver), tanto ônibus quando metrô em Montreal funcionam muito bem e eu recomendo que você explore a cidade dessa forma na sua próxima viagem. Passear três dias pela cidade pagando 19 dólares canadenses pela locomoção, cerca de 60 reais, é realmente uma excelente forma de economizar no seu orçamento e gastar com coisas mais legais. Comida, por exemplo.

+ Onde comer – muito bem – em Montreal +

Agora é só começar o planejamento e se preparar para explorar Montreal!

(Os preços apresentados neste post são referentes a Novembro de 2018 e podem mudar sem aviso prévio).

*A equipe do Magali Viajante viajou para Montreal em parceria com o Residence Inn by Marriott Downtown, nosso hotel durante a nossa estadia. Recomendamos o hotel e toda a experiência relatada é real e as minhas opiniões e impressões pessoais foram mantidas.

Leia mais posts do Magali Viajante sobre o Canadá:

+ Como ir do aeroporto de Montreal até o centro da cidade
+ Vancouver Foodie Tours: Tour gastronômico em Gastown

+ Onde comer em Montreal? 8 lugares para uma verdadeira foodie trip
+ O primeiro dia – Histórias de viagem #1
+ Onde se hospedar em Montreal? Residence Inn by Marriott Downtown

+ Como ir do aeroporto de Vancouver até o centro da cidade

+ Como é viver no Canadá: primeiras impressões de Vancouver

+ Estamos no Canadá: novidades para 2018 no Magali Viajante

+ O que comprar no Canadá: 10 coisas para comprar no supermercado
+ Quanto custa viajar para Toronto?

Reserve o seu hotel em Montreal por esse link do Booking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE05 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!

 

O post Como usar o transporte público em Montreal apareceu primeiro em Magali Viajante.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 583