Quantcast
Channel: Magali Viajante
Viewing all articles
Browse latest Browse all 583

Roteiro de 2 dias em Montreal: o que fazer na cidade

$
0
0
roteiro de dois dias em montreal

Fazer um roteiro de dois dias em Montreal não é fácil, já que a cidade é tão legal e interessante que dá vontade de passar uma vida por lá. Mas se você está lá só por um final de semana ou por um curto período de tempo, também dá para aproveitar bastante.
Neste post, algumas ideias do que fazer, ver e principalmente, comer nesses dois dias pela cidade.

Sexta à noite

Aproveite a sua primeira noite para explorar as principais ruas do centro de Montreal

Se você chegar em Montreal pelo aeroporto, pegue o ônibus que te levará até o centro da cidade. É bem fácil e barato e eu ensino tudo neste post.

Deixe as malas no hotel, e caso você esteja hospedado no centro de Montreal, próximo a rua Ste. Catherine, aproveite para andar por ela. A Rue Ste. Catherine é a famosa rua do comércio. Tem tudo: loja, restaurante, bar, farmácia… é uma boa forma de ir sentindo a vibe de Montreal.

Aproveite para caminhar também na Crescent Street, uma rua cheia de bares e baladas e com um mural lindo do Leonard Cohen (que é um tanto parecido com o Anthony Bourdain, não acham?)

Leonard Cohen Montreal
Leonard Cohen ou Anthony Bourdain?


Ainda na Crescent, aproveite para jantar no Boustan.
Comida libanesa é uma das coisas que você não pode deixar de provar em Montreal e o Boustan é um daqueles lugares pé-sujo que vale a visita.
Não deixe de provar a batata frita com molho de alho. Vem na maioria dos pratos e é uma daquelas comidas besta, sem grandes pretensões, mas que você não consegue parar de comer.
Peça um dos shawarmas da casa (aviso: se for pedir um dos pratos, vem comida suficiente para dois!), pague barato e comece a sua viagem por Montreal comendo muito bem.

Shawarma Boustan Montreal
Esse molho de alho do Boustan é imbatível

Finalize a noite cedo – ou não – sabendo que o dia seguinte reserva muitas surpresas por uma cidade incrivelmente linda e cheia de coisas legais para fazer e comida boa.

+ Leia mais sobre todos os restaurantes citados neste post +

Sábado de manhã

Museu de Belas Artes de Montreal

Manhãs pedem café da manhã. E nada diz mais Montreal que bagel. Mas antes da sua caçada pelo melhor bagel da cidade, aproveite para apreciar a bela arquitetura da cidade, como o prédio do Museu de Belas Artes, a poucos passos dos principais hotéis do centro de Montreal.
Ali do lado, mais dois prédios chamam a atenção dos amantes de arquitetura – a Salle Bourgie e a Igreja de St. Andrew e St. Paul.
Volte para visitar esses monumentos mais tarde – acredite, você precisa de um bagel para começar o seu dia.

Pegue um ônibus até Mile-End, o bairro mais cool de Montreal.
Lá, faça a sua peregrinação para conhecer os dois bagels mais famosos da cidade: St. Viateur e Fairmont.


Escolher um dos dois como preferido é tarefa difícil e há bastante controvérsia. O meu favorito é, sem dúvida, o St. Viateur, mas o Fairmont é ótimo também.
Coma os seus bagels e leve mais pra casa, mas não tome abuse no café da manhã, pois tem mais coisa boa para comer em Montreal.
Passe o resto da manhã passeando pelo Mile End, admirando suas casinhas cênicas, suas lojas descoladas e seus restaurantes premiados.

Sábado à tarde

Marché Jean Talon
Lindas maçãs do Marché Jean Talon

Sábado é um ótimo dia – aliás, qual dia não é? – para visitar o Marché Jean Talon, um dos mercados públicos de Montreal.
Separe um bom tempo da sua tarde para isso. O mercado não é tão grande assim, mas é uma tentação. Vá parando em cada barraquinha, cada lojinha e deguste tudo o que puder.
A nossa intenção nessa visita era só conhecer mesmo, mas tinha tanta coisa gostosa no Jean Talon que acabamos enchendo a sacola de ingredientes para fazer um jantarzão no hotel mesmo.
Não deixe de comprar o suco de maçã natural, o melhor que eu já tomei. Dá para provar alguns tipos de icewine também e ver se é a sua praia. É a minha, então comprei uma garrafa depois de conversar com o simpático produtor.
Nós também compramos foie gras, queijo, embutidos, azeitonas e fizemos um belo piquenique no hotel mesmo.

O exterior do Jean Talon também merece a sua atenção. Nos arredores do mercado há vendedores de frutas, restaurantes, cafés e muita vida. Não deixe de dar uma volta por ali também.
Toda essa andança deve te dar fome, então o próximo passo deste roteiro será o almoço.

Sábado à tarde

Poutine La Banquise
Delicioso – e diferentão – poutine do La Banquise

Ir em Montreal e não comer um poutine não é uma experiência completa.
E poutine também é um assunto que desperta discussões calorosas. Cada pessoa que você conversar dirá que tal poutine é o melhor de Montreal. Eu só tive a chance de provar um, então não sei dizer se é o melhor, mas sei que é bom pra caramba. Esse é o poutine do La Banquise.

Quando você chegar perto do La Banquise, não deixe a fila te desanimar. Ela anda rápido e vai valer a pena, prometo.
O legal de lá é que não tem frescura. Tem o poutine tradicional, com gravy e cheese curds, mas também tem tudo quanto é tipo de poutine que você imaginar.
Como eu já conhecia o tradicional, resolvi inovar e me dei muito bem.
A única questão é que o poutine é gigante! Eles oferecem o poutine em tamanho regular e grande, mas mesmo o regular pode ser demais para uma pessoa só. Peça só um para dois, ou peça dois para provar coisas diferentes e leve o restante para o hotel. Pode compor bem com o seu piquenique noturno.

Comer no La Banquise vai te impedir de grandes caminhadas logo em seguida, você estará pesado.
É nessa hora que você pode voltar para o hotel e dar aquela descansada em dólar, ou você pode voltar para o Museu de Belas Artes e fazer um rolê artístico.

Sábado à noite

azeitonas Montreal
Nossa noite foi mesmo no hotel aproveitando as coisas que compramos no Jean Talon, como essas azeitonas, as melhores que já comi na vida

No nosso caso, como enchemos a sacola de comida do Jean Talon, a noite foi passar na liquor store para comprar um vinho e ir para o hotel preparar um jantar ótimo com queijos, vinhos, pães, foie gras e POUTINE!

Caso você esteja na vibe de sair e ir conhecer um bom restaurante, estava na minha lista a tarefa de conhecer o Au Pied de Cochon, que me foi super recomendado. Não conseguimos desta vez e recomendo que se você quiser ir neste restaurante – ou em qualquer outro restaurante mais estrelado de Montreal, reserve com antecedência, bastante antecedência. Os restaurantes famosos de Montreal costumam lotar e tem alguns deles que pegam reserva com até três meses de antecedência.

Domingo de manhã

Tome um café da manhã reforçado no hotel e prepare-se para andar bastante e explorar a área antiga de Montreal.
Conhecida como Vieux-Montreal, a área “velha” da cidade abriga o porto de Montreal e é uma área realmente muito bonita.

Desça na estação Place d’Armes ou Champ-de-Mars e explore tudo a pé.
A basílica de Montreal é muito bonita, nós não entramos, mas é possível visitá-la por dentro.
Em uma curta caminhada, dá para conhecer a basílica, a prefeitura, o palácio de justiça e muita coisa histórica de Montreal.

A dica aqui é baixar o Montréal en Histoires, parte do projeto Cité Memoire, um app que facilita ao viajante explorar esta parte da cidade por conta própria, ouvindo a história de Montreal e tendo acesso a informações históricas e turísticas através do app, que conta também com realidade aumentada para melhorar a experiência do viajante. O app é gratuito e é uma boa para quem quer saber mais de Montreal sem participar de um tour guiado.

De lá, uma boa caminhada é até Chinatown, que não é muito grande, mas tem bastante personalidade e conta com monumentos e restaurantes de inspiração chinesa.

Chinatown Montreal
A entrada da Chinatown de Montreal

Caminhe então até a área do porto de Montreal. Se passar pelo prefeitura e tiver nevado, o jardim é uma ótima área para brincar e tirar fotos na neve.
(Nós fomos em novembro, no outono, mas a cidade já estava coberta de neve e nós aproveitamos, é claro).

Old Port de Montreal
Old Port de Montreal

Uma vez no porto, aproveite para caminhar sem pressa, tirar fotos e apreciar a bela vista do rio São Lourenço.
Por ali há também uma roda gigante e várias atividades no verão.
Um prédio ali perto, o Marché Bonsecours, provavelmente vai te chamar a atenção, mas ele é mais interessante e bonito por fora do que por dentro.

Rio São Lourenço
Linda vista do Rio São Lourenço

Domingo à tarde

Schwartz's Deli Montreal
Quando em Montreal, tem que comer esse sanduíche do Schwartz’s Deli

Na hora em que a fome bater, depois de toda essa caminhada pela parte histórica de Montreal, é hora de conhecer um outro clássico da cidade, o sanduíche de carne defumada.

Volte para Mile-End para conhecer o Schwartz’s Deli, uma casa simples e famosa que vai te lembrar do Katz’s Deli de Nova York. Um spoiler: o Schwartz’s é melhor que o Katz’s.
Novamente, não se desanime pela fila e nem pelo ambiente simples do local, a carne defumada de lá realmente vale a pena.

São poucos itens no cardápio, mas fora a carne defumada, os outros itens como peru e salame não são feitos por lá, então fique mesmo com a carne, em forma de prato ou sanduíche.
O sanduíche é ótimo. Tão bom que nós comemos um e levamos outro por razões de… o sanduíche era muito bom e eu ia querer comer de novo depois.

Comer no Schwartz’s é um rolê rápido. As pessoas sentam em uma mesa coletiva, pedem, comem e vão embora, sem enrolação. Coma e prepare-se para a próxima parada.

De lá, pegue o transporte público novamente e vá para a região do Parque Olímpico de Montreal. Lá são várias atrações para você escolher: o Estádio Olímpico, o Biodome, o jardim botânico, o planetário e a Torre de Montreal.
Escolha qualquer das atrações que quiser, mas se planeje para subir na torre na hora do por do sol.

Montreal por do sol
Montreal coberta de neve vista do alto da torre ao entardecer

A torre tem 165 metros de altura e inclinação de 65 metros, sendo a torre mais inclinada do mundo.
Vale pagar a entrada de CAD 23,25, pois lá de cima a vista de Montreal é lindíssima. Suba perto do por do sol e aproveite o melhor dos dois horários: veja Montreal ainda com a luz de sol, fique um pouco mais e aprecie Montreal iluminada, à noite. Eu particularmente achei muito mais lindo à noite, mas os dois horários têm a sua beleza, por isso a indicação de ir perto do por do sol.

montreal a noite
Montreal à noite vista do funicular

Se você estiver em Montreal fora da temporada turística, o verão, tem uma grande chance de aproveitar a torre em uma experiência quase privativa. Nós subimos no funicular sozinhos e lá em cima tinham só umas cinco pessoas, ou seja, foi bem legal e fácil de tirar fotos sem aquele monte de gente.

Domingo à noite

cerveja brutopia
Uma boa cerveja com uma foto desfocada

Depois de toda essa tour provavelmente você estará com fome e principalmente, com sede.

Montreal tem uma boa cultura de cervejas artesanais e um bom lugar para provar essas cervejas é o bar Brutopia, na Crescent Street.

É uma cervejaria simples, bem aconchegante, com ótimas cervejas da casa e preços bons. Aquele lugar para ir com os amigos e ficar bastante tempo jogando conversa fora e provando a lista completa de cervejas
A boa surpresa é que o Brutopia também tem comida boa. Os hambúrgueres são ótimos, então também dá para jantar por lá.
Eles ficam abertos até tarde e é um ótimo lugar para esticar a noite.

Segunda de manhã

comida brasileira montreal
Bolo de cenoura, bolo de rolo, brigadeiro… é o paraíso para brasileiros com saudade da comida do Brasil

Chegou a hora de arrumar as malas e se preparar para a dura despedida de Montreal.

Se você estiver com saudades do Brasil ou da comida brasileira, Montreal tem um bom lugar para resolver seu problema. É a Padoca, uma padaria brasileira que serve bem para o café da manhã, almoço ou mesmo só um cafézinho com bolo, pudim ou queijadinha em qualquer horário.

A Padoca fica em Le Village, um bairro que provavelmente você ainda não passou e que merece uma breve caminhada antes de ir embora.

Despeça-se de Montreal com um bom café brasileiro.

E quem sabe quando você chegar no aeroporto ainda não sobre apetite para uma mordida naquele sanduíche do Schwartz’s que você guardou na mala.

É claro que esse roteiro de dois dias – estendidos – em Montreal deixou muita coisa de lado. Tem várias coisas que queríamos fazer na cidade mas não deu tempo. Fica para uma próxima vez, em breve.

*A equipe do Magali Viajante viajou para Montreal em parceria com o Residence Inn by Marriott Downtown, nosso hotel durante a nossa estadia. Recomendamos o hotel e toda a experiência relatada é real e as minhas opiniões e impressões pessoais foram mantidas.

Leia mais posts do Magali Viajante sobre o Canadá:

+ Como usar o transporte público em Montreal
+ Como ir do aeroporto de Montreal até o centro da cidade 
+ Vancouver Foodie Tours: Tour gastronômico em Gastown

+ Onde comer em Montreal? 8 lugares para uma verdadeira foodie trip
+ O primeiro dia – Histórias de viagem #1
+ Onde se hospedar em Montreal? Residence Inn by Marriott Downtown

+ Como ir do aeroporto de Vancouver até o centro da cidade

+ Como é viver no Canadá: primeiras impressões de Vancouver

+ Estamos no Canadá: novidades para 2018 no Magali Viajante

+ O que comprar no Canadá: 10 coisas para comprar no supermercado

Reserve o seu hotel em Montreal por esse link doBooking. Você não paga nada a mais pela reserva e o Magali Viajante ganha uma pequena comissão, o que nos ajuda a continuar trazendo informações de viagens para você!

Compre o seu seguro de viagem pela Seguros Promo. Usando o código MAGALIVIAJANTE5 você ganha 5% de desconto na sua reserva.

Tenha internet ilimitada em qualquer lugar do mundo com a Easy Sim 4U.

Gosta do Magali Viajante? Então não esquece de seguir a gente em todas as mídias sociais. Tem conteúdo exclusivo para o FacebookInstagram,TwitterYouTubeBlogLovin e Pinterest. Segue lá!

O post Roteiro de 2 dias em Montreal: o que fazer na cidade apareceu primeiro em Magali Viajante.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 583